Seguidores deste blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Orando Como Jesus Ensinou. Lição 5 Ebd.


Introdução:
Chegamos na 5ª lição que fala sobre A Oração do Senhor, também conhecida como o Pai Nosso, é talvez a oração mais conhecida do cristianismo. Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento, uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6.9-13) como parte do discurso sobre a ostentação e hipocrisia, uma secção do sermão do monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11.2-4).
Esta oração revela a sua singularidade por sua simplicidade, pelos seus objetivos e pelos seus propósitos ensinados pelo nosso Mestre Jesus!Por isso serve de modelo até hoje para os Cristãos.
Já ouvi que a oração e o oxigênio da alma.

I- A Oração deve ser inerente ao crente.
A Oração deve esta ligada a nossa vida, deve fazer parte de nós, parte do nosso cotidiano. Como precisamos do ar para respirar e sobreviver, necessitamos da oração para ter uma ter uma vida espiritual sadia e viva.
1. Aprendendo orar com o Mestre.
Um pedido especial foi os dos discípulos “Ensina-nos a orar...” (Lc.11.1) esse foi um pedido dos discípulos do Senhor.
Qual o motivo desse pedido discípulos?
Naquela época os Judeus eram religiosos e tinham o costume de orar nas praças e ruas, algo comum e notório a todos entre o povo hebreu, os discípulos andavam com Jesus e eles perceberam que Ele orava diferente, a oração de Jesus mostrava uma intimidade com o Pai, desprovida de qualquer vaidade, hipocrisia, ostentação e exibicionismo, diferente dos fariseus que se exibiam nos locais públicos com suas orações mecânicas e repetitivas, O Mestre combatia o farisaísmo religioso daquela época (Mt.23 Mt 6.5,6).
Jesus em suas orações revelava de maneira simples a todos que Ele tinha uma profunda comunhão com o Pai e esta pratica fazia parte do seu cotidiano. Jesus ensinava também com suas atitudes e não só com palavras, a oração era um habito na vida de Jesus e por conseqüência na vida dos Discípulos. (Lc 5.16; At 3.1).
Que nossas atitudes e praticas falem mais alto do que nossas palavras, agindo assim levaremos as pessoas a Deus. (Tiago 1.22;Lucas 6.47,48).
Já que a oração era algo habitual na vida do Mestre, concluindo este tópico; Uma das bases de um relacionamento íntimo e profundo, é o diálogo sincero e continuo, sabendo ouvir e também falar. Através da oração pela Fé em Cristo, como discípulos, servos e filhos temos a oportunidade de aprofundar o nosso relacionamento com Deus.
È impossível que um discípulo não converse com seu mestre, que um servo não conheça o que o seu senhor deseja, e que um filho mantenha um relacionamento com seu pai sem o habito de conversar e dialogar diariamente. È imprescindível para o cristão que quer ter uma vida vitoriosa em todos os aspectos buscar a face de Deus em oração diariamente.
A Oração tem que ser uma pratica habitual em nossas vidas!
Como esta sua vida de oração?

II. A Oração Modelo.
Gostaria de usar o texto de Lucas Cap 11 para trazer um breve comentário sobre a oração do Pai Nosso, além de Jesus mostrar o padrão para a oração como a quem devemos dirigir nossas petições, honrar, glorificar e louvar a Deus, e que a vontade Dele seja feita em nossas vidas e na vida de todos.
Continuando Ele nos ensina que devemos pedir por nós, (Perdoa-nos as nossas dívidas; Não nos deixes cair em tentação; Livra-nos do mal e uma pelo pão de cada dia). Revelando nossa total dependência de Deus.
Mais devemos também observar a conjugação do verbo, que em cada pedido Jesus não usa a primeira pessoa (Perdoa-nos, Não nos Deixe e Livra-nos), desprovendo a oração de todo egoísmo, egocentrismo que permeia a vida do ser humano, revelando que amor e cuidado pelo próximo devem esta na essência da Oração do Cristão.

Conclusão:
Que possamos seguir os ensinos de Jesus em todas as coisas, aprendendo na bíblia como a ter um relacionamento profundo e intimo com o Pai através da oração, negando a si mesmo, e pela a Fé em Cristo com a ajuda do Espírito Santo que habita dentro de nós, viver sua palavra em tudo e agindo assim Deus suprirá todas as nossas necessidades, segundo a Sua vontade!
Lembre! A Oração é o oxigênio da Alma.
Boa aula e Paz de Cristo!
Ev.Jailson Trajano
Biografia:
Biblia de estudo Pentecostal. Cpad.
Por que tarda o Pleno avivamento (Leonard Reveril).

Nenhum comentário: