Seguidores deste blog

sábado, 23 de outubro de 2010

A Oração em o Novo Testamento. Lição 4 - EBD



Lição – 4 A Oração em o Novo Testamento.

Principais objetivos desta lição:
CONHECER a respeito da oração no início da igreja.
COMPREENDER os princípios da oração congregacional.
CONSCIENTIZAR-SE de que uma vida de oração resulta em ação onde vivemos.


Estamos abordando um assunto neste ultimo trimestre muito rico e poderoso que é a oração, ao mesmo tempo difícil em termos práticos.
A igreja contemporânea hoje vive uma crise por vários motivos e creio que um deles é a negligência a oração pelos seus lideres e rebanho, sem querer generalizar. Não e necessário ir muito longe no tempo a alguns anos atrás os cultos de voltados para oração eram lotados a igreja andava de joelhos literalmente,hoje ao chegar em um culto de oração é comum encontramos só os escalados e as vezes um pequeno grupo de irmãos.
Disse na semana passada em uma EBD Animada esta lição vem para nos despertar desta morbidez espiritual!
Estudamos em lições passadas a oração no Antigo Testamento (antiga aliança) suas características e importância para o povo de Deus.
Chegamos agora na lição Quatro na Oração na Nova Aliança que assumi neste contexto neotestamentário uma dimensão muito mais profunda, por que o ser humano pela Fé em Jesus Cristo torna-se filho e pela fé tem agora o livre acesso a o Pai, não necessitando mais de um mediador ou sacrifícios para chegar ao criador como era na Antiga Aliança.

O Novo Testamento contém 27 livros que estão divididos em
Evangelhos.
Livro Histórico.
Epistolas ou cartas.
Livro da Revelação.
Dentro desta coletânea temos vários exemplos de oração;

1-Oração nos Evangelhos;

Neles estão escritos a vida e ensinos de Jesus e narram que Jesus tinha uma vida de oração, Ele não só ensinou, mas também orava. Uma premissa fundamental para que também oremos como Ele orou.
Mateus, Marcos, Lucas e João, vários episódios nos quais Jesus se encontrava em oração.
Ele é o maior Exemplo de oração.

2- A Oração é a Igreja Primitiva.
No livro de Atos que narra os primeiros passos da Igreja na terra observamos que os discípulos assimilaram e absorveram os ensinos de Jesus principalmente o da Oração.
Bom é quando ouvimos os ensinos do Mestre,mais bem melhor é quando colocamos em pratica em nossa vida diária estes ensinos, e através desta conduta levamos os que estão próximos a nós a Deus.

Em Atos esta registrado não só o crescimento da Igreja e a propagação do Evangelho mais também algumas características da Igreja e uma delas é a Oração.
Alguns chama dos 4 pilares da igreja primitiva:
Lucas diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42).
Doutrina, Comunhão, partir do pão e Orações.
Mesmo em meio à ferrenha perseguição a Igreja persevera em oração por isso tantos milagres e prodígios.
Por isso a necessidade da oração congregacional, oramos juntos em um só sentido com Fé pelo Crescimento da igreja em quantidade e qualidade por outras necessidades como pelos enfermos, desempregados, presos e liderança da igreja e de nossa nação.Lembrando de orar sempre pelos dons espirituais.

3- A Oração nas epistolas;
As epístolas foram escritas no desenvolvimento histórico da igreja primitiva.
Paulo, zeloso pela igreja e pela obra de Deus, trabalha e orava incansavelmente pela igreja.
Como ele mesmo escreve que tinha zelo de Deus por que tinham a missão de cuidar e apresentar a Igreja (noiva) Virgem Pura, ao marido (Noivo) Jesus Cristo. 2 Cor 11.2.3.
Ele intercedia por aqueles que abraçavam o evangelho de Cristo (Rm. 8.26,27), e instruía os irmãos à busca dos dons espirituais através da oração, com vistas à edificação da igreja.

Conclusão:
A Igreja nasceu e cresceu mediante a oração, e também crescia em meio à perseguição através da oração.
Como diz o comentarista da lição foi aos pés de Jesus através da oração que ela encontrou direção e disposição para a obra e para não sucumbir diante das dificuldades e problemas que surgiram no caminho.

Que possamos por em pratica este ensinos que a bíblia nos trás, que Deus ajude a Igreja contemporânea a despertar do sono espiritual, e que a chama da oração esteja sempre alta e viva dentro de nós e no seio da igreja.

Prosseguindo e Crescendo sempre em oração até a volta de Jesus!
Orai sem cessar! e Boa aula!

Nenhum comentário: