Seguidores deste blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EBD A ORAÇÃO SÁBIA.




A Oração Sábia!
Bem chegamos à terceira lição deste ultimo trimestre do ano de 2010, nas duas primeiras lições estudamos o que é oração e a oração no antigo testamento e antes de ir para a oração no novo testamento vamos estudar sobre a oração sábia.
Lembrando a os amados á importância de observar os 03 principais objetivos desta lição:

Conhecer o contexto família de Salomão antes dele se torna sucessor de seu pai Davi no Trono de Israel.
Explicar as características da oração de Salomão.
Conscientizar-se de que precisamos de sabedoria para a eficácia de nossas orações.

1-Contexto histórico da época:
A escolha de Salomão. Nunca houvera a transferência da realeza de pai para filho na história de Israel. Por conseguinte, a questão da sucessão é retomada em 2 Samuel 13 a 20 e 1 Reis 1 e 2.Claro que Salomão tinha de ser próximo rei apesar as probabilidades aparente insuperáveis contra ele.
Os capítulos 10 a 12, do segundo livro de Samuel, formam uma unidade projetada a mostrar que Deus escolhera Salomão para ser o sucessor de Davi.
A guerra contra Amom agrupava a historia (2 Samuel 10.1-11 e 12.26-31).O historiador trata os amonitas de modo sumário em 2 Samuel 8 junto com outro cenário para o pecado de Davi com Bate-Seba e Urias.
Enquanto esta unidade dá muita força informação obre assuntos diversos, o autor chamou atenção para o fato de que o filho nascido de uma união de Davi e Bate-Seba era Salomão. Para que não houvesse dúvida sobre a legitimidade do próximo rei, foi os segundo filho nascido depois da morte de Urias que foi escolhido. Falando sobre Salomão, 2 Samuel 12.24 diz:”O Senhor o amou”. Este é o modo hebraico de dizer que o Senhor o escolheu. O senhor enviou palavra pelo profeta Natã declarando que outro nome de Salomão tinha de ser Jedidias (O Senhor Ama). Claro que esta unidade visa mostrar que o sucessor de Davi seria Salomão, visto que 2 Samuel 7 revelou que o filho de Davi construiria o templo,Salomão tornou- construtor.

A unidade composta de 2 Samuel 13 a 20(1 Reis 1 e 2 está incluindo na narrativa) mostra como Deus julgou Davi pelo seu pecado( a parte negativa do concerto davídico), mas também como Ele eliminou os candidatos ao trono que ameaçariam Salomão. Amnom, Absalão e Adonias eram filhos dos primeiros casamentos de Davi e, por nascimento, tinham preferência ao trono. Amnom revelou que era indigno para reinar e foi morto pelo irmão. Absalão por ter se rebelado contra o pai foi morto e Adonias, que decidiu fazer oposição, foi morto em concorrência tola pela realeza. Agora o caminho estava livre para Salomão reinar sem oposição.
Os propósitos de Deus estavam sendo trabalhado pelo seu hesed (“amor relativo ao concerto”) por Davi seu ungido. A semente de Davi seria abençoada na obediência e disciplinada na desobediência. A primeira “semente” de Davi seria Salomão, que Deus escolheu acima dos irmãos mais velhos, como escolhera Davi acima se seus irmãos mais velhos. Davi escolhera a cidade e o local para o templo, mas Salomão coube a tarefa de construí-lo. Daqui em diante a adoração ao senhor no Templo de Jerusalém tornou-se o assunto principal para o autor de Reis. Os sucessores de Davi seriam julgados levando em conta o concerto davídico. O restante de 2 Samuel é dedicado a reunir os eventos da vida de Davi que mostram a graça de Deus e também a aguardar o trabalho de Salomão em estabelecer o Templo como lugar fundamental de adoração ao Senhor em Jerusalém.
Foi assim que Salomão ascendeu ao reinado de Israel.

2-Contexto familiar: Vivendo a diferença.
Lar se Salomão. Ele viveu em um lar marcado por sucessivos problemas morais como incesto entre seus irmãos Tamar e Amnom (2 Samuel 13.1-17) ; o assassinato de Amnom (2 Samuel 13.23 – 29), a usurpação do trono de Davi seu pai por Absalão (2 Samuel 15.1-8) que mais tarde iria se prostituir com as concubinas de seu pai(2 Samuel 16.20- 23).
Mesmo vivendo inserido neste contexto família Salomão permaneceu inabalável na sua fé buscando uma vida em oração e profunda aproximação de Deus.
Hoje precisamos tirar lições desta historia para o nosso dia a dia Davi foi um ótimo rei em Israel, mas deixou muito a desejar como pai e principal sacerdote responsável pela saúde moral e espiritual de sua família.
Não podemos cair no mesmo erro que Davi, negligenciando o cuidado com a família e por conseqüência tendo seqüelas irreparáveis para aqueles que estão debaixo de nossa responsabilidade.
A bíblia diz: 1 Timóteo 5 : 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

3-É por falar em oração sábia!
A palavra usada para sabedoria no AT e Hokmãh que diz respeito ás habilidades técnicas ou capacidades especiais de fazer algo. A primeira ocorrência deste termo está em Êxodo 28.3 Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal. Esta primeira ocorrência da palavra na bíblia hebraica confirma isto como também a descrição dos trabalhadores do Tabernáculo. Considerava-se que o artífice era dotado de habilidades especiais dadas por Deus:Êx 35.31.

Portanto Hokmãh (sabedoria) é o conhecimento e habilidade de fazer escolhas certas e ter atitudes corretas no momento oportuno. A consistência de ter ou fazer a escolha certa é indicação de maturidade e desenvolvimento.
Nesse sentido o requisito básico da sabedoria é temor ao Senhor. O temor ao Senhor é o principio de toda ciência e o pré requisito é desejo de imitar a Deus conforme Ele se revelou em Jesus Cristo nosso Senhor, sem autoconfiança e, sobretudo não com espírito de orgulho e de egoísmo.

4-Características de oração de Salomão:

Fidelidade e obediência (Fé em um Único Deus).
Adoração a Deus!
Humildade.
Intercessão e benevolência. (Romanos 12.13-20).

Conclusão:

Estamos vivendo tempos trabalhosos e estamos inseridos em uma sociedade consumista, imediatista, narcisista e egocêntrica, digo sem radicalismo algum esta pura e visível verdade que estamos vivendo e pior por convivência, conveniência e conformismo igrejas cristãs estão tornando-se igrejas com seus membros idênticos ao mundo e suas praticas, buscando tão somente benefícios próprios não praticando, mas a oração intercessora em pro de outrem.

Finalizo com a reflexão de Robert l. brand “Digno de destaque na oração é a sua consciência de que as bênçãos e as provisões de Deus estão relacionadas a ações concretas no sentido de satisfazer aos requisitos e condições divinos.
Esquecer esse fato é orar em vão!

Biografia: Dicionário Vine. CPAD.
Teologia do AT. CPAD.

Paulista 15 de outubro de 2010.
Ev. Jailson Trajano.

Nenhum comentário: