Seguidores deste blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Refletindo sobre a Excelência da Liderança Cristã - Parte 2


OS PERIGOS NA TRAJETÓRIA DE UM LÍDER


Na biografia de um líder, encontramos muitas experiências, conquistas, erros e fracassos. Com isso, é possível descrever alguns erros que podem ser fatais em sua trajetória. São perigos iminentes que podem arruinar toda uma história construída com dedicação.

Auto-suficiência. O líder nunca deve pensar que não precisa de ninguém. Por mais inteligente e capaz, ninguém faz nada sozinho.

Egoísmo. O líder nunca deve pensar apenas em si ou em alguns, mas deve entender que ele é responsável o bem estar de todos.

Prepotência. A opressão faz o sábio enlouquecer. Compelir as pessoas pelo poder é uma atitude lamentável.

Soberba. Um líder arrogante e presunçoso, nunca conquistará o seu espaço. O orgulho excessivo e a vaidade afundam a liderança.

Insensibilidade. Um líder insensível é uma pessoa fria e sem alegria, que se distancia cada vez mais do bem estar de todos.

Insegurança. Um líder inseguro pode comprometer a estrutura e o desenvolvimento do projeto diante dos problemas e das decisões.

Indisciplina. Um líder desorganizado que não respeita normas, nem horários, não tem compromisso com os objetivos do grupo.

Impaciência. É desagradável conviver com um líder impaciente, sempre apressado, tanto para ouvir, quanto para falar.

Pessimismo. Um líder pessimista dificilmente terá êxito em sua missão, pois já parte para o confronto derrotado por si mesmo.

Desconfiança. Um líder que não confia em ninguém dificilmente obterá a confiança do grupo. Ele deve aprender a confiar em todos.

Negligência. Um líder negligente compromete profundamente a estrutura do grupo, facilmente perderá o respeito e a liderança.

Inconstância. Falta de firmeza nas palavras e nas atitudes de um líder, resultará em fracasso e prejuízos ao grupo.

Ingratidão. Um líder que não sabe reconhecer o valor e o trabalho dos seus liderados dificilmente terá êxito em seus relacionamentos.

Fonte: Blog do Missionário Elder Morais (www.elder-morais.blospot.com).

Nenhum comentário: