Seguidores deste blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Refletindo sobre a Excelência da Liderança Cristã - Parte 3

CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER EXEMPLAR

É evidente que ninguém obterá de uma só vez todas as características que compõem um líder completo e ideal. No entanto, é possível utilizar cada um desses atributos em ocasiões específicas e necessárias. Eis as características de um líder exemplar:

Coerência - Apesar de jamais conseguir agradar a todos, o bem estar de todos deve ser um dos principais objetivos do líder.

Raciocínio - O líder deve tomar a iniciativa em qualquer situação, agindo sempre pela razão, tomando as decisões com tranquilidade e cautela. Decisões tomadas pela emoção resultam em prejuízos.

Imparcialidade - Julgar com retidão e justiça, pois um veredicto dado sem conhecimento de causa traz efeitos desagradáveis.

Humildade - Sempre lembrar que também é um componente do grupo, contudo, nunca deixar se envolver como componente, pois na condição de líder, o que se espera são as soluções e ações.

Prudência - Não agir precipitadamente, nunca decidir baseado na primeira informação, mas saber ouvir todas as partes.

Gratidão - Saber honrar e agradecer os componentes, dividindo os méritos de uma conquista. A união faz a força!

Otimismo - Acreditar, sobretudo em si mesmo. Saber motivar os liderados nos momentos difíceis e acreditar sempre no potencial de cada um, frisando sempre as suas qualidades.

Competência - Liderar o grupo em qualquer circunstância sem perder o comando. Realizar os projetos e ideias com inteligência, qualidade e excelência.

Caráter - Cumprir e honrar a própria palavra empenhada, assumir as responsabilidades e compromissos. Agir, decidir e julgar com personalidade.

Carisma - Conquistar a simpatia e a confiança de todos, com respeito, alegria e auto-estima. Deixando de lado atitudes incoerentes, insensíveis e arrogantes.

Compromisso - Ter respeito e responsabilidade com as metas e objetivos traçados previamente, assim como também com o grupo que lidera, suas necessidades e direitos e deveres.

Essas qualidades são reveladas no exemplo do maior líder que já existiu, JESUS CRISTO! Um líder completo desde a sua Palavra até o seu digno comportamento.

Fonte: Missionário Elder Morais (www.elder-morais.blogspot.com).

Nenhum comentário: