Seguidores deste blog

sábado, 11 de janeiro de 2014

Momento de Reflexão: Críticas

Filosofemos um pouco.

Críticas.
 
Uma atitude crítica é inseparável da noção racional, sabemos que a crítica pode ser motivada por razões positivas e negativas, é comum, muito comum, agregarmos a postura crítica o “ser do contra”, dizer que nada vai bem, que tudo ou quase tudo esta errado, crítica e mau humor, e de gente rebelde, chata, presunçosa que acha que sabe mais do que os outros ou fazem melhor do que os demais. Mas não é isso que a palavra que dizer.

A palavra crítica vem do grego e possui três principais características fundamentais: A primeira, “para julgar, discernir e decidir corretamente”; segunda, “exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento”; e a última, é a atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, uma atitude, um costume, um comportamento, um pensamento, uma obra artística, científica, filosófica e teológica

O sentido original da palavra “crítica” é separação, fazer uma escolha entre o que serve e o que não serve, é algo que tem lugar em nossos atos e na nossa vida e aquilo que não tem, então, a crítica é a capacidade de separar, selecionar, escolher o positivo do negativo. Quando exercemos uma postura crítica ou a utilizamos, exercemos nossa liberdade, nossa autonomia, de maneira individual ou coletiva, a crítica faz parte da defesa da fé e da exposição e defesa da verdade. Nem sempre ela é prazerosa e agradável, mas ela é necessária e imprescindível em muitos momentos.

Paulista 11/01/2014
Ev. Jailson Trajano.



Nenhum comentário: