Seguidores deste blog

sábado, 8 de setembro de 2012

Entrevista com o Pr. Paulo Silas Reis - AD Barueri (SP)


Foto: REDE NP.

Transcrição da entrevista concedida pelo pastor Paulo Silas Reis ao Evangelista Jailson Trajano, no Bloco “Entrevista Nova de Paz”, no período da 53ª EBO (Escola Bíblica de Obreiros) na AD Abreu e Lima.
Paulo Silas Reis é pastor da Assembleia de Deus na Cidade de Barueri (SP) e médico oftalmologista.

Ev. Jailson Trajano: Pastor, a paz do Senhor e seja bem vindo.

Pr. Paulo Silas Reis:A paz do Senhor, irmão Trajano. É um prazer muito grande estar aqui com vocês! Há muito tempo que eu não vinha à Recife, aproximadamente 30 anos, mas agora viemos e estamos alegres e satisfeitos com a receptividade de todos vocês.

Ev. Jailson Trajano: Pastor, conte um pouco da sua história. O Sr é natural de que cidade?

Pr. Paulo Silas Reis: Eu nasci no Estado do Rio de Janeiro, na cidade chamada Itaocara, que fica no interior, Norte fluminense. O meu pai era pastor nessa cidade e eu nasci praticamente dentro da igreja. O meu nome foi escolhido na hora do nascimento. Havia um costume naquela época de abrir a Bíblia e ler um texto, e leram Mateus 4.19: “Vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens”. Então eu já nasci com essa marca. A parteira, juntamente com a minha mãe, resolveram colocar esse nome “Paulo Silas”, que são dois nomes e se transformaram em um nome só, que é o meu nome próprio. Então foi assim a história do meu nascimento no Estado do Rio de Janeiro.


Ev. Jailson Trajano:Pastor, o Sr.  falou agora que viveu num contexto de igreja, nasceu num lar cristão, e como se deu a sua experiência individual? Sabemos que há pessoas que não nascem num lar cristão e entregam a sua vida a Jesus durante a sua caminhada terrena. Quando foi que o Sr. teve a sua experiência individual com Deus, onde o Sr. reconheceu a necessidade de se doar e se entregar para Ele?

Pr. Paulo Silas Reis: Como eu disse, eu nasci nesse contexto, sou o primogênito da família e desde pequeno servindo ao Senhor, acompanhando culto de oração. E, em tenra idade fui batizado com Espírito Santo, aos dez anos de idade, e consequentemente, logo fui batizado nas águas.  Então desse momento, dos dez anos de idade para frente, eu já comecei a me envolver com as coisas e com a Obra de Deus. Então, eu creio que foi mais ou menos nessa transição aí que eu me aproximei e me envolvi mais, deixando mais as coisas de criança, fui estudar música, fui músico durante muito tempo na igreja e dediquei muito tempo nesta Obra de Deus e realmente, dos anos para frente não parei mais de trabalhar para Jesus, e nunca me desviei, graças a Deus. Sempre crente e fazendo a Obra de Deus.

Ev. Jailson Trajano: Pastor, sabemos que o Sr. é médico, além de pastorear um grande rebanho. E eu diria que é um homem polivalente.  Mas como se deu a sua chamada ministerial, quando o Sr. atentou para o chamado específico do ministério?

Pr. Paulo Silas Reis: A minha história ministerial foi mais ou menos assim: eu estava trabalhando na igreja, depois chegou a época de fazer a faculdade, cursinhos, e tive que me debruçar bastante nos livros para estudar. Passar no vestibular, naquela época, início da década de 70, era muito difícil. Passar no vestibular de medicina era difícil e era raro ter um crente, principalmente da Assembleia de Deus, nas faculdades naquela época. Eu me dediquei bastante, fiz o vestibular, passei logo da primeira vez para três faculdades e continuei a estudar e me formei quando fomos para São Paulo. E trabalhando lá eu imaginava em continuar somente exercendo a medicina e sendo aquele crente costumeiro de ir para a igreja.  E Deus me fez uma chamada muito forte, na virada do ano de 1978, para que eu me envolvesse com maior afinco na Obra de Deus. Comecei montar um trabalho de jovens, onde começamos com quatorze jovem, que é um grupo que temos hoje na nossa igreja, que se chama “Renovasom”, que tem orquestra, coral e são desdobrados em seis grupos musicais grandes. Deus nos deu essa visão e comecei e me envolver e daí pra frente a chamada foi muito forte e não parou até hoje. Então foi nesse ponto que mudou a minha trajetória, pois eu pensava em ser um médico e aquele crente costumeiro, mas aí Deus falou: “Eu quero você fazendo mais”. E então, eu dedico muito tempo na Obra de Deus e também na minha vida profissional, sendo possível fazer as duas coisas tranquilamente.

Ev. Jailson Trajano: Pastor, como se deu a sua ida para São Paulo e de que forma isso se realizou?

Pr. Paulo Silas Reis: A minha ida para São Paulo foi realmente quando eu me formei. Meu pai já estava dirigindo a igreja em São Paulo. Meu pai chama-se pastor Sebastião Davino dos Reis, ele foi por 17 anos vice-presidente do pastor José Wellington, lá no Ministério de Belém. Foi presidente de convenção do Estado do Espírito Santo, anteriormente. Então, quando ele mudou-se para São Paulo, na época do pastor Cícero Canuto de Lima, que antecedeu o pastor José Wellington. E, logo que o pastor José Wellington assumiu,  ele foi ser o vice-presidente e ficou até alguns meses antes de morrer, pois ele se jubilou e passou para outro a vice-presidência do ministério Belém. Nessa época ele já estava em São Paulo, tendo mudado para lá em 1973. E eu fui trabalhar e me instalei por lá também.

Ev. Jailson Trajano: Hoje o Sr.  pastoreia um grande rebanho ali na cidade de Barueri (SP). Quantas congregações e como estão sendo realizadas as obras ali naquela igreja?

Pr. Paulo Silas Reis: Em Barueri nós temos quarenta e oito congregações. Então, na minha jurisdição ali, pela misericórdia e graça de Deus, tem abrangência em quatro cidades: Barueri, Jandira, Santana do Parnaíba, e Pirapora do Bom Jesus, que são cidades da grande São Paulo. Então são quarenta e oito congregações que Deus tem abençoado grandemente, trabalho profícuo e tem crescido a cada dia.

Ev. Jailson Trajano:Pastor é um grande rebanho, muitos obreiros e nós sabemos das dificuldades que a igreja de hoje enfrenta. Devido à sua experiência, quais os principais desafios da igreja hoje?

Pr. Paulo Silas Reis: O desafio da igreja de uma maneira geral é essa transição de cultura, de assimilação, do que está acontecendo no mundo atual, onde pastores de “igrejas boas” diminuem por que não entendem muitas vezes a ideia do jovem, a formação do adolescente. Então o grande desafio hoje é você dar muita ênfase para a criança e para o adolescente para que ele seja um bom jovem, crente, e futuramente um maduro crente, mas com base no que nós temos de evolução. A igreja não pode ficar fora dessa evolução que nós temos na sociedade de uma maneira geral. Eu creio nisso: a igreja não pode ser uma igreja isolada, totalmente fora, fragmentada e fora do contexto, mas tem que ser uma igreja contextualizada e que faça diferente no mundo, por que se nós ficarmos fora e isolados nós não vamos influenciar em nada no mundo. E tem outro tipo de igreja, que já se misturou com o mundo e se tornou igual ao mundo. Então não podemos ser essa igreja! A nossa visão, que entendemos ser boa para a igreja do Senhor é essa, ser uma igreja contextualizada, influenciando o mundo. Quanto a internet, meios de comunicação, se os pastores não estiverem atentos a tudo o que vem de novo, nós teremos problemas muito sérios mais à frente.

Ev. Jailson Trajano: Em meio a tantos desafios já citados pelo Sr., qual será o caminho da liderança cristã hoje?

Pr. Paulo Silas Reis: O caminho da liderança cristã hoje é o caminho do equilíbrio em primeiro lugar. Eu falei antes sobre igreja contextualizada, e tem que ser assim, por que se for uma igreja alienada, vai ser alienada mesmo. Vai ficar no seu “gueto”, crescer e fica ali do jeitinho dela, só que não vai mudar o mundo. Não pode também ser uma igreja que vai ser envolvida e absorvida pelo mundo, por que essa igreja é uma igreja fadada a ter uma destruição também. Então o caminho da liderança é administrar muito bem esse equilíbrio, não abrir mão da Palavra Verdadeira e tem que ser uma igreja onde tem a Palavra Profética e a Mensagem. Tendo esse equilíbrio nós vamos muito bem, se Deus quiser. O caminho da liderança é esse. Eu tenho convicção de que a igreja será sempre vitoriosa, assim como Jesus falou que “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18).


Ev. Jailson Trajano: Qual a sua opinião sobre esse trabalho que foi realizado aqui na Assembleia de Deus, em Abreu e Lima?

Pr. Paulo Silas Reis: A opinião que eu tenho é das melhores possíveis. Eu quero parabenizar o pastor Roberto José, meu amigo. Já o conheço há algum tempo. Antes mesmo de ser pastor presidente aqui, já esteve cooperando comigo lá em Barueri. Agradeço a Deus pela vida do pastor Roberto José, pela visão que ele tem de estar formando e capacitando esses obreiros, e por essa reavaliação a cada ano, que é muito importante. Eu fiquei surpreso e agradecido a Deus, e vou voltar para casa alegre por que estou vendo um trabalho maravilhoso aqui, e fiquei feliz realmente. Parabenizo a todos em nome de Jesus.

Ev. Jailson Trajano: Pastor deixe a sua mensagem para aqueles que terão acesso a esta entrevista.

Pr. Paulo Silas Reis: A minha palavra nesse momento é uma palavra de gratidão e de adoração a Deus. E para aqueles que terão acesso a esta entrevista “Novas de Paz”, quando falamos de “novas”, sabemos que temos que trazer sempre coisas novas, a própria palavra já diz isso; e “paz”, muito mais. Nós cremos que Deus tem para nós a cada dia essa Paz que reflete o nosso relacionamento com Ele. Que o nosso relacionamento com Deus possa realizar em nossa vida uma mudança tão grande, que vai refletir para o mundo aquilo que nós queremos que seja refletido, que é o Fruto do Espírito: amor, alegria e paz... Em primeiro lugar, reflete o relacionamento do homem com Deus. Quero agradecer ao Senhor e pedir a você que está lendo esta entrevista, que tenha um relacionamento maior com Deus: em oração constante, leitura da palavra e frequentando uma igreja séria, que pregue a Palavra de Deus. Essa é uma maneira e um método importante para que você tenha um relacionamento com Deus, constante e diário. Essa é a minha palavra de agradecimento e louvor a Deus; e pedir a Deus a benção para todos vocês!

Ev. Jailson Trajano: Pastor Paulo Silas, muito obrigado pela sua presença. Eu creio em Deus que teremos outra oportunidade, num possível retorno seu ao Recife. Que Deus continue abençoando a sua vida, a sua família e o seu ministério. Muito obrigado.

Pr. Paulo Silas Reis: Amém. Eu agradeço a todos pela boa receptividade aqui em Abreu e Lima. Que Deus vos abençoe!

Transcrição: Eliel Ferreira.

Rede  Novas de Paz de Comunicação:
Anunciando o Evangelho, Edificando Vidas!

Fonte: Portal AD. Abreu e Lima - PE.

Nenhum comentário: