Seguidores deste blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES. Subsídio para Lição Bíblica – 3º Trimestre 2012



NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES.
Subsídio para Lição Bíblica – 3º Trimestre 2012

Introdução:
Em meio a uma teologia pós – moderna e a uma crise de interpretação bíblica que algumas igrejas no Brasil vivem, onde o que permeia as igrejas cristãs é um evangelho de vida fácil, é um evangelho da prosperidade, da benção, da vitória, é comum ouvimos que o cristão não pode sofrer, não pode ter aflições na vida, não pode ter enfermidades nem lutas.

Então por que Jesus disse em João 16.33 que no Mundo tereis aflições?  

O antigo testamento tem vários exemplos de homens e mulheres de Deus que passaram por aflições poderíamos até citar alguns deles como José, Ana, Elias, Davi e Jó. 
O novo testamento também fala de aflições. Jesus reconheceu a existência do sofrimento deste mundo, e certa vez contou uma parábola sobre dois tipos de pessoas; as que ouviam suas palavras e praticavam, e as pessoas que ouviam suas palavras, mas não praticavam. A descrição feita de ambas as pessoas comporta aflição e dificuldades em suas empreitadas [1]:

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
(Mateus 7:24-27)

Como podemos perceber as aflições desta vida vêem tanto para aqueles que buscam agradar a Deus sendo-lhe obedientes quanto para aqueles que decidem manter-se rebeldes á palavra.

Será que estão rasgando esta passagem da bíblia? Ou menosprezando os ensinos de Jesus, retirando assim a superioridade da bíblia com o objetivo de agradar os seus ditos “consumidores”?
  
Ao se retirar a superioridade da Bíblia Sagrada, através de interpretações que se ajustem às “necessidades” e culturas de comunidades não salvas, o Verdadeiro Evangelho deixa de ser comunicado, e sem Evangelho não há salvação.

A conseqüência direta desse desvario é um cristianismo do tipo clube social morto e com muitas dúvidas e confusões existenciais nos corações de seus “consumidores”. Onde os lemas e temas são meramente triunfalistas, colocando o ser - humano no centro de todas as coisas promovendo-o a um super- humano onde estará livre de qualquer tipo de aflição.

Nesta lição o comentarista fala de aflições de ordem natural, econômica e física, que nos leva o questionamento por que o cristão fiel sofre?

 Precisamos entender que estamos inseridos neste contexto, vivemos neste mundo, que a humanidade está em plena rebelião contra Deus e os seus princípios, tudo isso fruto da natureza caída e pecaminosa do ser – humano, e vale salientar que a experiência do novo nascimento gera no cristão uma natureza contraria a da queda, protestando, não se compactuando, denunciando e opondo-se ao pecado e suas conseqüências, promovendo na vida do cristão fiel, sofrimento, lutas, calamidades, tribulações, adversidades, frustrações, enfermidades, angustias e inúmeras aflições na vida.

Mas quando entendemos que vivemos neste contexto, os motivos que passamos por aflições, é inevitável não compreendemos a soberania de Deus para com cada um de nós e que tudo está debaixo de sua vontade, que é boa perfeita e agradável, promovendo no cristão fiel o crescimento, amadurecimento e uma paz que excede todo entendimento.  

O sofrimento é uma realidade, mas lembremo-nos de que eles costumam ser temporários, e que nosso Deus tem sempre o melhor para os seus amados.

Paz em Cristo!

Ev. Jailson Trajano
Paulista- PE 29/06/2012

[1] PENTECOSTAL Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD 1995.
COELHO Alexandre, DANIEL Silas. Vencendo as aflições da via. Rio de Janeiro, CPAD 2012.

Acesse nossas postagens com os nossos subsídios para lições da EBD deste trimestre nos links abaixo: 

Nenhum comentário: