Seguidores deste blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dica Literária


O caminho de Jesus e os atalhos da igreja

  Definitivamente, O caminho de Jesus e os atalhos da igreja não é uma obra para ser consumida com avidez despretensiosa. O texto de Eugene Peterson tem de ser saboreado pouco a pouco, de modo a ganhar significado e relevância. Há, contudo, um senso de urgência que não pode ser negligenciado: estamos muito distantes do padrão bíblico de santidade, até mesmo porque ser santo não está na moda.

Como que numa conversa tête-à-tête, Peterson explica o significado da metáfora caminho (muito mais que uma “estrada para Céu”), e suas diferentes implicações na construção de um estilo de vida cristocêntrico, ao revelar como Abraão, Moisés, Davi, Elias e Isaías ajudaram a preparar o caminho de Jesus. A amplitude de significados se descortina à medida que Peterson nos auxilia na interação com o texto bíblico, traduzindo em sua totalidade o real significado de "caminho".

Neste ponto, seguir a Jesus é muito mais que adotar um manual de boas maneiras com direito a passaporte para a vida eterna. Transformou-se na construção de um estilo de vida fundamentado nos valores do Reino, e livre da influência conceitual de certo e errado imposta pela sociedade contemporânea.

Eugene Peterson é daqueles mestres da escrita que precisa ser saboreado paulatinamente. Biblista renomado, especialista em hebraico e grego, nosso artesão esculpiu para você esta obra essencial. Nela, revela por que ainda temos um importante caminho a trilhar se consideramos Jesus a máxima referência em santidade.


  Sobre o Autor:

  • Eugene Peterson

    Nascido em 1932, no estado de Washington (EUA), ainda jovem mudou-se com a família para Montana, onde foi criado. Casou-se com Janice Stubbs, com quem teve três filhos: Karen, Eric e Leif. Graduou-se pelo Seminário Teológico de Nova York e pela Universidade John Hopkins. Em 1962, fundou a Igreja Presbiteriana Cristo Nosso Rei, em Maryland.

    Foi um período crítico em sua vocação, pois, até então, assumir uma igreja estava fora de seus planos - acreditava que seu chamado era para o trabalho acadêmico. No entanto, a experiência como pastor de ovelhas não apenas proporcionou a Peterson 29 anos gratificantes de ministério, como também experiência e reconhecimento.

    A partir de 1991, ingressou no Seminário de Pittsburgh como autor residente. Foi quando passou a dedicar mais tempo ao ensino e à literatura, tendo produzido mais de trinta títulos. Em janeiro de 1993, tornou-se docente em Teologia Espiritual no prestigiadíssimo Regent College, no Canadá, onde atualmente é professor emérito. Além de escritor e poeta, Peterson produziu uma tradução da Bíblia, publicada sob o título The message.

    Embora tenha grande prestígio entre pastores e teólogos, seu público é muito maior, uma vez que abrange os cristãos interessados numa teologia sólida e bem fundamentada. Por suas reflexões equilibradas sobre a missão e a vocação do ministro cristão - o compromisso com a ortodoxia bíblica, o estímulo a uma exegese contextualizada e o cultivo de uma eclesiologia viva e dinâmica -, é chamado por muitos de "pastor de pastores".

    Fonte: Editora Mundo Cristão.

Nenhum comentário: