Parem as máquinas! Hoje é dia de comemoração!
Feliz dia nacional do jornalista!
Mas como surgiu esta data?
O dia é comemorado em homenagem ao jornalista João Batista Libero Badaró. Badaró foi médico, jornalista e defensor do liberalismo em plena monarquia de Pedro I. Redigia para o jornal O Observador Constitucional e não tinha medo de divulgar seus ideais, atacando os autoritarismos do governo e do próprio imperador. Ataques que criaram tensões políticas e resultaram no seu assassinato.
No dia 20 de novembro de 1830 foi atacado e mortalmente ferido por motivos políticos. Em seu leito de morte pronunciou a sua mais célebre frase: “Morre um liberal, mas não morre a liberdade.” A morte de Badaró, elevado a mártir da liberdade de expressão, provocou a indignação da sociedade com os desmandos do governo. Indignação que produziu movimentos sociais e levou a abdicação de D. Pedro I no dia 7 de abril de 1831.
No dia 7 de abril de 1908 foi fundada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) que decidiu no dia 7 de abril de 1931, um século após a abdicação do imperador, instituir a data como Dia do Jornalista.
Uma data marcada pela luta contra o autoritarismo, pela defesa da liberdade de expressão e pela coragem de não se curvar a qualquer forma de pressão política.
Fontes:focamais.com/
Parabéns a nós jornalistas por formação ou exercício por esse dia!
Ev. Jaison Trajano
Nenhum comentário:
Postar um comentário