Seguidores deste blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Reflexão Bíblica: Desfrutando da Multiforme Graça de Deus.

Base Bíblica: Ef 2.8


"Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus". Esta passagem bíblica é uma das mais conhecidas da Igreja do Senhor Jesus e também uma das mais profundas das Escrituras Sagradas. O apóstolo Paulo revela nesta declaração, que a graça divina envolve em sua natureza e essência, rudimentos vitais para a restauração moral e espiritual do ser humano. Estes elementos se completam em harmonia sendo uma ação exclusiva de Deus, proporcionando a todos os homens uma nova vida em Cristo, libertos do pecado e livres da condenação eterna. Que possamos nos fortalecer, crescendo na graça e no conhecimento do Senhor nosso Deus, desfrutando com alegria da sua bondade e misericórdia (II Pe 3.18 cf. II Tm 2.1; Sl 23.6).

O QUE SIGNIFICA “GRAÇA”?

Definição. [Do gr. charis; do lat. gratia] 1. Favor imerecido concedido por Deus à raça humana. 2. Favor, que se dispensa ou se recebe. Favor que os homens não merecem, mas que Deus livremente lhes concede e reparte de variadas formas e de acordo com o seu querer.

Conceito Teológico. Dom gratuito e sobrenatural de Deus que proporciona à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua Salvação em Cristo. Esta dádiva é motivada unicamente pela bondade, misericórdia e amor de Deus para com todos os homens, e, portanto, exclusiva e soberana.

Sentido Bíblico. Através da graça, o homem é capacitado a compreender, a aceitar e a usufruir, imediatamente, dos benefícios do Plano de Salvação (Ef 2.8,9). A graça, segundo nos revela o apóstolo Paulo, é operada mediante a fé, sendo evidenciada como dom extraordinário oferecido exclusivamente por Deus a todos os homens.

A REVELAÇÃO DA GRAÇA DIVINA

A graça se revela nos tempos mais difíceis, tempos de tristeza, nas horas de tentação, nos dias de desencorajamento, nas lutas do nosso dia a dia (I Pe 5.10). A graça nos ensina a triunfar, a esperar com paciência, a confiar no cuidado do Senhor (II Cor 2.14). A graça nos fortalece nos sustém e nela devemos permanecer firmes (At 11.23). A graça é provisão, cura, consolo e descanso (II Ts 2.16,17).

CARACTERÍSTICAS PECULIARES DA GRAÇA

Fonte de poder. Devemos nos fortificar na graça que há em Cristo Jesus, porque é bom para o coração. (II Tm 2.1; Hb 13.9).

Suficiente para todas as necessidades. Nosso Deus é poderoso para fazer abundar em nossas vidas toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, prosperemos em toda boa obra (II Cor 9.8 cf. At 7.9,10).

Alento diante das fraquezas. A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa nas fraquezas (II Cor 12.9; Tg 4.6a).

Repartida aos que buscam e permanecem nela. Foi dada a cada um segundo o dom de Cristo, nela devemos permanecer firmes (Ef 4.7 cf. At 13.43).

Concedida aos humildes. Jamais concedida para fins egoísta e maldoso; jamais concedida aos soberbos (Tg 4.6b; I Pe 5.5).

Capacita e dá poder. Por ela podemos testificar de Cristo com poder, pois ela jamais será vã para conosco (At 4.33; I Cor 15.10).

Abundantemente rica e de múltiplas formas. Uma vez tendo conhecido as riquezas da sua graça, cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça do Senhor nosso Deus. (Ef 1.7; 2.7; I Pe 4.10).

Excede o pecado. O pecado não terá domínio sobre nós, porque onde o pecado abundou, superabundou a graça (Rm 5.20; 6.14).

Ligada à fé em harmonia. Temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes e por ela somos salvos (Rm 5.2; Ef 2.8; I Tm 1.14).

A EFICÁCIA DO PODER DA GRAÇA

Salvos. “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus.” (At 15.11; Ef 2.5,8 cf. Tt 2.11).

Perdoados. “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça” (Ef 1.7).

Justificados. “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Rm 3.24; 5.1,2).

Feitos Herdeiros. “Para que pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” (Tt 3.7).

Fonte: Blog Miss.Elder Morais

Nenhum comentário: